Você está fazendo o descarte do seu óleo de cozinha corretamente?
- Isabela Domenici
- 5 de set. de 2019
- 2 min de leitura
Promover atitudes sustentáveis é uma prática que não deve se limitar somente ao meio corporativo ou industrial. Todos possuímos um papel importante na conservação do meio ambiente e os condomínios não poderiam ficar de fora. Existem diversas opções simples, e de baixo custo, que podem tornar o seu condomínio mais sustentável, como:
Implementação de coleta seletiva;
Substituição de lâmpadas por outras mais econômicas;
Troca de torneiras de uso comum por modelos temporizados;
Montagem de mural informativo com dicas de sustentabilidade.
Neste post queremos destacar a coleta e descarte de óleo. Além de preservar o meio ambiente, essa ação é capaz de gerar impacto a médio e longo prazo na redução de manutenção de canos e economia de água. Isto sem contar que pode também gerar uma fontes alternativas de renda.

Por que fazer descarte?
Segundo a Oil World, o Brasil produz mais de 3 bilhões de litros de óleo de cozinha por ano. O consumo médio de cada família gira em torno de 4 litros ao mês, sendo que 1 litro é descartado incorretamente. Esse 1 litro é capaz de gerar um impacto expressivo no meio ambiente. Estima-se que cada 50 ml de óleo pode poluir mais de 25 mil litros de água.
Em contrapartida, a reciclagem gera diversos benefícios ambientais e sociais, tornando-se uma fonte de renda para muitas pessoas. O reaproveitamento deste item permite preservar a matéria prima de uma cadeia de produção de muitos produtos. Alguns exemplos são:
Produção de biodiesel;
Ração de animais;
Fabricação de sabão, tintas a óleo;
Massa de vidraceiro.
Como fazer o descarte?
O descarte correto de óleo é bem simples, porém ainda deve ser feito sob alguns cuidados. Por isso, preparamos uma pequena lista de apenas 3 passos.
1. Descarte – Antes de iniciar o processo de descarte, espere o óleo esfriar para colocá-lo em uma garrafa PET. Você pode usar um funil para isso;
2. Armazenagem – Mantenha as garrafas limpas, em locais longe de crianças e animais;
3. Coleta – Assim que completar suas garrafas você já poderá entregá-las no posto de coleta indicado em seu condomínio.
Atualmente já existem diversas instituições responsáveis por fazer a coleta deste material. Muitos condomínios já possuem parcerias com essas instituições, mas caso o seu ainda não possua esse tipo de trabalho, você pode procurar na internet por pontos de coleta perto de você!
Como conscientizar o condomínio?
O trabalho de conscientização é a forma mais eficiente para conseguir implementar novas mudanças de hábito na comunidade condominial. Para dar esse grande passo, vale ressaltar algumas dicas que podem ser aplicadas pela administração:
Discutir o tema nas assembleias;
Fixar cartazes informativos,
Promover campanhas de divulgação interna;
Criar parcerias com coletoras locais;
Disponibilizar pontos de coleta para os moradores.
Compartilhe com outros moradores do seu condomínio, mostrando que o descarte de óleo é um ato realmente simples, mas de grande valor.
Comments