top of page

Documentação para locação: como o descuido pode te fazer perder um imóvel

  • Isabela Domenici
  • 30 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Encontrar um imóvel para locação que seja perto do trabalho, que caiba no orçamento e que possa ser chamado de lar para seguir a vida em família é um sonho definitivamente atingível.

No entanto, por vezes, alguns descuidos com relação à documentação para a locação podem te fazer perder uma grande oportunidade.

Não há dúvidas de que a busca e a avaliação de um imóvel, bem como o processo de decisão, são tarefas difíceis (e demoradas). A reflexão deve ser feita com bastante calma e segurança! Mas é preciso ter em mente que um dos fatores que pode atrasar ainda mais esse processo é a falta de documentos.

Você ainda não sabe qual a documentação específica o locatário deve apresentar ao alugar um imóvel? Então, o “Dicas da Bela” vai te ajudar e apresentar qual a documentação necessária para uma locação.

Documentação para locação: como o descuido pode te fazer perder um imóvel

Documentos necessários para pessoas físicas

Para as pessoas físicas, faz-se necessária a apresentação de originais e cópias de:

> documentos de identificação: identidade e CPF; > comprovante de residência, que pode ser a conta de energia elétrica ou alguma outra fatura na qual conste tal informação; > comprovante de rendimento atualizado, que tenha valor igual ou superior a três vezes o valor do aluguel, que pode ser o contracheque; > preenchimento do “Formulário de Pessoa Física” fornecido pela Imobiliária.

Já no caso das pessoas físicas casadas, o cônjuge deverá apresentar os mesmos documentos relacionamos acima, e ambos devem apresentar a Certidão de Casamento. Por outro lado, se o locatário for separado ou divorciado, deverá apresentar a Certidão de Casamento averbada ou Termo de Audiência produzido em juízo.

Documentos necessários para pessoas jurídicas

Já para as pessoas jurídicas, é necessária a apresentação de originais e cópias de:

> Contrato Social/Estatuto social; > documentos de identificação: CNPJ e Inscrição Estadual, caso tenha; > documentos de identificação do representante da empresa: identidade e CPF; > comprovante de residência do representante; > comprovante de rendimentos da empresa, o chamado “balancete”; > preenchimento do Formulário de Pessoa Jurídica” fornecido pela Imobiliária.

Documentos necessários para o fiador

Uma das formas de garantia da locação é a figura do fiador, que passa a ter a obrigação de realizar o pagamento de débitos do locatário, caso ele não consiga cumpri- los. É necessária a apresentação dos mesmos documentos mencionados acima, adicionando a certidão de matrícula atualizada com negativa de ônus do imóvel em seu nome (Certidão de Ônus Reais), que servirá como garantia da locação.

Eventualmente, podem ser solicitados documentos suplementares.

Cabe ressaltar que, caso algum documento seja esquecido, outra pessoa pode estar com a ficha aprovada na Imobiliária e você corre o risco de perder o imóvel.

Você está assustado com a documentação exigida para a locação? Que tal contar com a nossa ajuda na agilização desses documentos? Assim, você evita descuidos que o façam perder um bom imóvel!

 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page