Tempo de economizar
- Isabela Domenici
- 26 de jan. de 2018
- 3 min de leitura
Com a chegada do verão e, consequentemente, com os dias muito mais quentes, encontrar formas de se refrescar é quase uma questão de sobrevivência. Expressões como “o maçarico está ligado” ou “um sol para cada um” já fazem parte do vocabulário de quem mora no Rio de Janeiro.

Mas, também, não é para menos! Com as temperaturas batendo recordes e a tal sensação térmica aumentando nossa percepção de calor, refrescar-se significa encontrar um oásis no meio do deserto.
Tomar banhos demorados e utilizar o ar-condicionado com mais freqüência são algumas soluções que muitas pessoas encontram para afastar a sensação de calor. Durante o verão, é muito comum o aumento do consumo de água e energia, porém, com algumas atitudes, podemos diminuir o impacto no meio ambiente a ainda reduzir a conta no fim do mês.
Vamos economizar água?
Nada como um bom banho gelado para amenizar o calor, certo? Pois bem...segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), uma pessoa precisa de cerca de 110 litros de água por dia para suprir suas necessidades de consumo e higiene. No Brasil, porém, o consumo de uma pessoa pode ultrapassar 200 litros e, em dias muito quentes, essa quantidade pode aumentar ainda mais.
Se liga nessa tática:
Instalar arejadores nas torneiras é uma boa opção para economizar água. Estas peças misturam ar nos jatos, fazendo com que o volume de água que sai da torneira pareça maior.
Sem pinga-pinga
È muito importante verificar se existem vazamentos no banheiro. Uma gota por segundo desperdiça até 5 litros de água por dia. Também vale ficar atento às borrachas de vedação dos vasos sanitários e trocá-las sempre que necessário.
Expressões como “o maçarico está ligado” ou “um sol para cada um” já fazem parte do vocabulário de quem mora no Rio de Janeiro.
Modernizar compensa
Se você mora em um imóvel muito antigo, veja a possibilidade de renovar as peças hidráulicas no banheiro. Peças muito antigas gastam mais água.
Use o ar-condicionado de forma responsável
Entrar em um ambiente fresquinho logo após derreter debaixo de um sol escaldante é uma sensação maravilhosa.Mas, para fazer o ambiente ficar gelado, o ar-condicionado pode ser um grande vilão de consumo de energia. Sigas as dicas:
- O ápice do consumo de energia do ar-condicionado se dá no momento em que o aparelho precisa resfriar um ambiente que está muito quente. Portanto, se você for se ausentar do local por um período pequeno, vale mais a pena deixar o ar ligado do que desligá-lo e religá-lo logo depois.
- Se você utiliza aparelhos com marcador de temperatura, ao ligá-lo, tenha o hábito de ajustá- lo para 23 graus. Assim, a diferença entre a temperatura interna e externa será menor e o ar- condicionado gastará menos energia para refrescar o ambiente. Ligar o aparelho e logo colocar em 17 ou 18 graus não é uma boa ideia!
- Caso o seu aparelho possua a função sleep, ative-a durante a noite. Além de regular a temperatura do ambiente de acordo com seu corpo, ale ainda ajuda a economizar energia. Com essas dicas, você poderá aproveitar o verão de forma mais sustentável e agradável. Vale lembrar que, durante o verão, a incidência de chuvas aumenta em várias regiões, portanto trata-se de um boa período para recolher e aproveitar a água da chuva.
Fonte: SECOVI Rio
Comments